Páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ben venidos as Ilhas Canárias!







Magoo, Matheus e sua família Canária


Plantação de uvas típica

Rodrigo Ormond, Sergio Oliveira, Bruno Jacomel, Mateus e Martin Correa


















Assim fomos recebidos logo ao desembarcarmos no aeroporto, em uma das 4 maiores ilhas do arquipélago e uma das mais belas, com certeza. Tombada Patrimônio da Biosfera em 2005 e terra de grandes como Jose Saramago, Lanzarote tem muito a oferecer quando se fala em visuais surreais, história e surf, claro!!

Com atrações que atendem a todas as idades e tipos de turismo, as ilhas Canárias tem algo além do que foi planejado para setor de turismo, bastante movimentado: uma misteriosa atmosfera, um visual primitivo (aproveitado por Hollywood também em O Planeta dos Macacos) incrustado por muitos vulcões e uma costa belíssima recortada pelo mar cor azul anil.

No primeiro dia nossos amigos, os irmãos Martín e Mateus Corrêa de Florianópolis (Mateus reside nas Canárias desde 2004), nos levaram para um churrasco na praia junto com os amigos locais em Famara. Dentre os Canários, conhecemos alguns brasileiros que há tempo decidiram orientar suas vidas para cá.

Enquanto as ondas não chegam, decidimos esperar o swell fazendo um tour pelo parque nacional dos vulcões e porque não, um mergulho subaquático a procura das espécies locais tão apreciadas de peixes, chamadas localmente de Vieja (velhas).

Canárias é um lugar realmente impressionante, um deserto, terras negras, pedras e mais pedras vulcânicas apoiadas sobre um solo de mesma origem. Caminhar em uma montanha pode levar você a descobrir que estava, do lado de fora, a mais de 300 metros de altura em um abismo que é na verdade a boca de um vulcão adormecido. A água do mar, com pouca suspensão, é cristalina e um tanto quanto azul esverdeada, montanhas arranhadas e escorridas quando antes lava, desenham horizontes que provocam o observador que se tente achar sempre um novo ângulo.

Passamos a primeira noite em um apartamento de “amigo de um amigo”, mas Sérgio Oliveira (um Alagoano que está a 15 anos morando na Europa e atualmente se fixou nas Canárias) nos ofereceu sua casa orgulhosa e recentemente comprada em um dos bairros mais charmosos da Ilha. Um grande presente de mais um novo amigo. Sérgio construiu uma vida fora do Brasil, como milhares de brasileiros que muitos de nos conhecemos historias. Juntou dinheiro, adquiriu posses (particularmente admiro muito sua história que me foi contada enquanto preparava uma janta para que seus hóspedes fossem bem recebidos) mas mantém uma incrível pureza e humildade, com a qual certamente sua vida tem muito mais alegria todos os dias. Como muitos outros que escolheram a vida aqui,como o Potiguar Gustavo “Magôo” Barreto, ele se preocupa com os caramujos, peixes e em não escorregar nas pedras na hora de entrar no mar.

Viva a alegria das Canárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário