Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Roma hoje, ontem e amanhã




















Como disse a namorada do meu anfitrião Franchesca: “Roma e` bella sia quando piove che quando c`e` Il sole”. Nos primeiros 3 dias de viagem Roma estava com tempo fechado, em alguns momentos com uma chuva de “ensopar” qualquer turista mesmo com guarda-chuvas. Desde antes de chegar aqui já tinha em mente a idéia de que Roma deveria ser, um lugar visualmente tão pesado quanto o mármore e as pedras que os fundaram. Assim visitá-los com o Céu cinza não me era uma situação desanimadora e materializou minha expectativa... Um jogo de tons suaves, luz, sobra, texturas pelo céu e terra que pareciam mármore, granito e os braços dos homens que lutaram pela glória de sua pátria.


No 2º e 3º dia aqui visitei a região do Centro passando pela Fontana de Trevi, Monumento Vittorio Emanuelle, passando pelas ruínas da cidade antiga e pelo Foro Romano até chegar no Coliseu. Infelizmente no Coliseu não havia mais uma exposição com a história dos festivais e as caçadas encenadas alem dos gladiadores. Mas por toda volta dessa região é impressionante a herança deixada. É Possível vivenciar locais milenares, passando por de algumas décadas atrás na Segunda Guerra Mundial até os dias de hoje com a cidade viva e seus cidadão vivendo um cotidiano entre um dos lugares mais incríveis do mundo!

Ao final do segundo dia, quando visitei novamente a região para programar uma campanha de moda que vim fotografar em Roma, fui presenteado junto com meu companheiro (filho da namorada do meu anfitrião) Adriano, com um pôr do sol que assistimos de cima da Praza Veneza. Onde é Possível ver além das fronteiras de Roma.


Com aquela visão sabia que os dias seguintes seriam com menos frio e o sol faria parte da viagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário